top of page

Degeneração macular

É a lesão na área mais nobre da retina, a mácula, que é responsável pela visão central (leitura/ foco de objetos).

 

Por conta da lesão, as funções da retina passam a ser realizadas pela mácula. Quando esta perde sua função, ocorre a distorção da imagem, que engloba letras, figuras e objetos.

A lesão macular afeta a visão central, não prejudica a visão periférica e nunca gera cegueira total.

Causas

A maioria dos casos está relacionada ao próprio envelhecimento do organismo, como as pintas que aparecem na pele. Traumas, infecções, inflamações e miopia alta também podem afetar a retina.

Tipos
  • Seca (atrófica): é a mais comum, causada pelo envelhecimento. A região macular sofre uma degeneração que culmina com a diminuição da acuidade visual.

  • Úmida (exsudativa): também conhecida como hemorrágica, ocorre com menos frequência. Caracteriza-se pela formação de vasos anômalos embaixo da retina. Estes são irregulares e o sangue extravasa, criando um “inchaço” da mácula e gerando distorção da imagem com baixa da visão de forma rápida e severa.

 
Diagnóstico

A queixa do paciente de visão borrada, idade acima dos 50 anos e histórico familiar de doença na retina são dados clínicos que sugerem o problema. Um bom exame de fundo de olho indica alterações na retina. A confirmação do diagnóstico é feita através do exame de angiofluoresceinografia – aplicação de contraste e observação de fotos do olho que confirmam a presença de vasos anômalos e extravasamento - o corante indocianina verde detecta os vasos com maior precisão.

Tratamento

Infelizmente, até o momento, não há tratamento para a forma seca de degeneração macular.

Para a forma úmida, há o tratamento com laser, que, algumas vezes, pode diminuir a visão, mas retarda a evolução da doença. Há também a aplicação de injeções intraoculares específicas.

Pacientes com déficit visual acentuado são encaminhados para especialistas em visão subnormal – através de auxílios ópticos as alterações oculares que levam à baixa visão são tratadas.

Doenças oculares

bottom of page